Seguidores

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

COMENTANDO O AUTO "NATAL COM MARIA" 2010

MACAÍBA/RN, CIDADE QUE FAZ PARTE DA GRANDE NATAL REALIZA PELA PRIMEIRA VEZ UM AUTO DEDICADO A SUA PADROEIRA; NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

JUSCIO, CHARLES E LUCIVALDO, RESPONSÁVEIS PELO NÚCLEO CÊNICO DO ESPETÁCULO

"Escrever sobre a Virgem, sobre a Mãe do Salvador para mim foi muito complicado, pois me deparei com um vasto mundo de informações que enautecia em registro todas as Nossas Senhoras que existem pelo mundo a fora e que tem o fio condutor; a Nossa Senhora da Conceição, a sua saga, entrega, amor e fé. Fé é a palavra que liga todos os devotos com todas as Santas, com todas as Marias e foi esse fio condutor que me fez navegar pelas linhas da emoção. Crianças que pedem, que enfrentam os monstros da sociedade e que tem na fé, na esperança e no amor de Deus a certeza de um dia melhor recheou essa apresentação, pontiado com os dois palhaços populares; Birico e Mateus onde narram toda a história. Escrevi a'lma dos justos e injustiçados e a certeza do meu amor e devoção pela mãe do Salvador"
Juscio Marcelino 


sábado, 4 de dezembro de 2010

JOÃO MARCELINO - O MACAIBENSE DO TEATRO POTIGUAR


JOÃO MARCELINO, nasceu a l5 de julho de 1959, em Macaíba – Rio Grande do Norte. É filho de D. Maria Isaura Alves do Nascimento e de José Marcelino de Oliveira.  Estudou na Escola Internacional de Antropologia Teatral– ISTA, com o mestre italiano  Eugênio Barba. Estudou desenho, pintura e aquarela, com o professor Alcides Sales na Oficina de Gravura Rossine Perez. Estudou canto lírico, técnica vocal e musicalização com a soprano brasileira Atenilde Cunha e com o tenor italiano Nino Crimi, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estudou maquiagem artística na Maison Payot de São Paulo e estudou dança clássica com o màitre Roosevelt Pimenta no Ballet Municipal de Natal. Como Diretor, Figurinista, Cenógrafo, Maquiador e Ator,  participou de 90 espetáculos de teatro dentre os quais dirigiu 40, recebendo 25 prêmios nacionais e 01 internacional. Começou no teatro em 1980 e atua como Diretor, Figurinista e Cenógrafo. Hoje, é o Diretor do Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da Fundação José Augusto e atua no teatro Brasileiro.


 Esse é um dos macaibenses que muito orgulha a nossa cidade. Contribuindo efetivamente com o desenvolvimento do movimento artístico de nosso município, ele está emprestando do seu acervo, figurinos de sua autoria para a realização do NATAL COM MARIA que será realizado de 20 a 22 de dezembro de 2010 no pátio da Prefeitura de Macaíba. Só temos que agradecer a sua contribuição e carinho por todos nós.


terça-feira, 23 de novembro de 2010

UM OLHAR PARA A HISTÓRIA TRAÇADA

Cultura é a soma dos produtos, bens, valores, descobertas, invenções e demais fatores materiais ou imateriais, corpóreos ou incorpóreos, concretos ou abstratos que atuam sobre uma sociedade e influenciam a vida do povo; chega a ser para o individuo um poder gerador e transformador. Quanto maior sua penetração, mais prováveis as sucessivas mudanças da atmosfera social. Juscio Marcelino de Oliveira é um desses indivíduos geradores e transformadores desse poder cultural.
Macaibense, batizado com as águas antigas e limpas do Jundiaí, bebedor da fonte da raiz, Juscio Marcelino é artista plástico, teatrólogo, professor de arte, diretor teatral e escritor. Nascido de Maria Isaura Alves do Nascimento, artista reconhecida por toda a Macaíba, organista da matriz local e professora emérita. Ele teve como mentora da sua arte teatral Isabel Freire da Cruz – Madrinha Beleza.
Juscio caminha com habilidade por entre as letras, o palco e a pintura. Artista múltiplo. É um lutador por seus ideais e mesmo diante das adversidades do meio provinciano segue teimosamente acalentando seu sonho e estimulando o surgimento de novos valores para sua terra.
O escritor teatral estreou com a peça O Céu dos Macaibenses, texto leve e bem humorado, onde o autor destaca oito personagens da história social e folclórica de Macaíba, apresentando o lado humano, simples, sem arestas e desprendido dos conceitos históricos formulados, muitas vezes atrelados de uma sisudez que distância o histórico do humano. Provocar é o verbo adequado para o objetivo desse texto teatral. É uma peça que pode, sem favor, figurar na galeria das melhores obras teatrais de nossa terra.
Pioneiramente ousado, Juscio destaca-se igualmente pela renovação do teatro direcionando atenção para as crianças – com a criação do FESTIM – Festival de Teatro Infantil de Macaíba. Fundou com outros companheiros de sonhos a Cia. Teatral “O Ronco do Boitatá” e foi diretor da FUMAC – Fundação Macaibense de Cultura, atualmente extinta. Juscio é o fundador da cadeira nº 12, da Academia Macaibense de Letras, cujo patrono é o ator Hiram Pereira de Lima.
Por todos esses títulos, Juscio é o dínamo incessante; o animador tenaz; o homem de teatro dominado pela mística, pela flama que o tomou todo inteiro. À sua obra tem dado um esforço sobre-humano, fabuloso. Porque dessa batalha é que vive, deslumbrado. E a ela dará, estou certo, o último alento, a última esperança, o último gesto, o último pensamento.

Anderson Tavares 

Anderson me fez chorar com o olho da gratidão, do carinho e do afeto. Me fez chorar pelo retrato que estampado foi como uma radiografia em preto e branco, mas com luz fugaz e cor, que o meu olhar marejante respingava lembranças, memórias, vida.
Obrigado meu amigo por você existir e está fazendo tanto pelo nosso povo, por nossa história. 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RELAÇÃO DOS ESCRITORES DE MACAÍBA

RELAÇÃO CEDIDA PELO HISTORIADOR ANDERSON TAVARES



Abel Freire Coelho;

Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão;

Augusto Tavares de Lyra;

Anderson Tavares;

Auta Henriqueta de Souza;

Clóvis Jordão de Andrade;

Edilson Cid Varela;

Eloy Castriciano de Souza;

Estefânia Alzira Mangabeira;

Elizabeth Cabral Nasser;

Hélio Xavier de Vasconcelos;

Henrique Castriciano de Souza;

Héverton Duarte;

Hugo Aranha;

João Batista Xavier de Souza;

João Alves de Melo;

João Batista de Vasconcelos Chaves;

José Leiros;

José Freire de Melo;

José Melquíades de Macedo;

Jansen Leiros Ferreira;

Juscio Marcelino de Oliveira;

Maria de Lourdes Cid;

Maria Neta Peixoto de Lima.
Meneval Dantas;

Murilo Aranha;

Osair Vasconcelos de Medeiros;

Octacílio de Melo Alecrim;

Raimundo Ubirajara de Macedo;

Renard Perez;

Silvan Pessoa e Silva;

Valério Alfredo Mesquita;

Wedson Nunes da Silva.

REGISTRO FOTOGRÁFICO DE ALGUNS DOS ESCRITORES DE MACAÍBA E ALGUMAS DE SUAS OBRAS


Valério Mesquita










____________________________________

Anderson Tavares

_________________________________________________

Osair Vasconselos


_____________________________________________

Renard Peres








_______________________________________________

Henrique Castriciano




____________________________________________________


Auta de Souza



______________________________________________


 Octacílio de Melo Alecrim









___________________________________________



Maria de Lourdes Cid


_____________________


Wedson Nunes

Aurélio Freire de Melo


CORDELISTAS
Ivan Cordel


José Acaci

EM BREVE SERÁ POSTADO MAIS ESCRITORES