Seguidores

quarta-feira, 30 de junho de 2010



         VOANDO DA SALA PARA O PALCO



                  Mini textos para teatro



Essa coletânea nasceu de pequenos textos escritos para desenvolver em sala de aula. Experiências teatrais realizadas em algumas das escolas que já trabalhei. Classifico como textos para exercícios, regionalistas, simbolistas ou como vocês queiram classificar. A minha verdadeira intenção é de reunir alguns desses trabalhos e poder compartilhar com os meus amigos, textos que um dia utilizei como prática escolar. Escrever é uma arte que traça linhas não viajadas, que nunca pisamos ou navegamos, mas conhecemos em outras leituras, linguagens, em contações ou outras vertentes artísticas.

ESCREVER

Nessa seqüência alguns textos foram deixados para trás em uma classificação aleatória onde mesclar era a ordem. Acredito verdadeiramente no que escrevo, em cada historia, cada personagem, nos espaços em que vivem e o que querem dizer, ou dizem diretamente. Esse é o mundo de cada autor, acredito, e escrever é uma eterna terapia para mim; prazeroso, degustável, apaixonante. Secretos mundos cheios de simples histórias, mas de uma força fenomenal.

ACREDITAR! ESSA É A MINHA LEI.










                        DEDICATÓRIA                            



-Dedico essa coletânea composta por mini textos para teatro a todas as Escolas em que trabalhei e que me receberam com muito carinho me proporcionando os viáveis meios para essa louca e eterna viagem.


-Para Isaura, a eterna mulher da minha vida.


-E pra você, há quem muito agradeço e que agora está comigo.








                            O AUTOR                                

Juscio Marcelino de Oliveira, filho da macaibense Maria Isaura Alves do Nascimento e do são-gonçalense José Marcelino de Oliveira. Quase nascia em um jipe (taxi em Macaíba na época), no dia 29 de maio de 1963, em uma tardinha enluarada, em Natal. Nasceu e morou por mais de um ano na capital do RN onde em seguida veio morar em Macaíba onde até hoje reside. A arte sempre foi o fio transformador da família humilde e feliz. Família religiosa cristã praticante. Mãe educadora e pai armador na construção civil. A veia artística da professora Isaura foi umas das grandes heranças que ela deixou para os seus três filhos. O Segundo filho, Juscio sempre foi muito CURIOSO, arteiro como dizia a sua avó Chiquinha. Encontrou-se com o teatro quando iniciou o fundamental menor na escola estadual Profº Paulo Nobre através dos seus amigos de sala que faziam drama sacro na igreja matriz Nossa Srª da Conceição sob a direção de Isabel Cruz (Madrinha Beleza). Com o falecimento de Isabel, Juscio cria o seu primeiro grupo de teatro; o GRUTEJAM (Grupo Teatral de Jovens Amadores de Macaíba) com sede na Igreja Matriz, que hoje o GRUTEJAM deixa de ser grupo e passa a Companhia Teatral BOITATÁ. Nos anos oitenta criou a ASTMA (Associação Teatral de Macaíba) onde existiam 16 grupos de teatro em Macaíba. Participou da FETERN (Federação Teatral do RN) e CONFENATA (Confederação Nacional de Teatro Amador) e criou o FESTIM (Festival Infantil de Macaíba) elevando Macaíba ao título de planeta teatro. Com textos montados por alguns grupos de teatro desse Brasil, ele escreve desde criança. Conheceu as artes plásticas através do teatro nas produções de cenário e se apaixonou. Hoje se considera artista plástico, dedicado a experimentações, composições e afins. Esse transformador do existente é um verdadeiro garimpeiro de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário